Estudantes do ES ajudam a identificar alunos que faltam às aulas para diminuir a evasão escolar
Projetos de escolas públicas da rede estadual têm mobilizado estudantes, professores e outros profissionais para mapear alunos que não frequentam as aulas e tentar entender motivos da evasão.
O Espírito Santo é o terceiro estado com menor taxa de abandono escolar do país. Mesmo assim, a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) implementou dois projetos que incentivam estudantes, professores e até funcionários das unidades a identificarem os alunos que estão faltando ou deixaram de frequentar as aulas para tentar diminuir ainda mais esse índice.
Pelo menos nove escolas estaduais localizadas nos municípios de Vila Velha e na Serra, na Grande Vitória, participam dos projetos desenvolvidos.
Um deles é o Agentes de Integração, que forma professores e outros profissionais da escola para atuarem na busca de alunos que deixam de frequentar as aulas. O outro projeto se chama "Alunos Líderes", que também integra os próprios estudantes nesse mapeamento.
Na Escola Mário Gurgel, que fica no bairro Jabaeté, em Vila Velha, 12 alunos fazem parte do projeto "Alunos Líderes", sendo cada um representante de uma turma. Eles se reúnem toda semana para discutir os motivos da ausência dos colegas e pensar em soluções para trazê-los de volta.
Nathália Santos é a líder do 3º ano e conta que a maioria dos estudantes faltam por não conseguir conciliar os estudos com o trabalho.
"Normalmente, a gente pergunta, fala para vir e avisa que a pessoa vai acabar reprovando. A gente sempre tenta entender os motivos e buscar uma solução para eles. Os motivos mais frequentes são o trabalho", contou Nathália.
Essa forma de acolhimento facilita a reintegração do aluno na escola e estimula a sensação de pertencimento dos estudantes. "Desde a implantação desse sistema, o número de carteiras vazias diminuiu em todas as salas", reiterou a gerente de busca ativa escolar da unidade, Rosangela Alves.
Hemanuelly de Jesus Alves, aluna do 1º ano, é a prova de que esse sistema está funcionando. Ela chegou a faltar 120 vezes consecutivas por problemas psicológicos, mas as ligações feitas pela escola e pelo grupo de alunos do projeto fizeram a estudante voltar para escola e conseguir recuperar o ano letivo.
Professores e outros profissionais de olhos nos faltosos
Outro projeto criado pela Sedu para diminuir a evasão escolar, chamado Agentes de Integração Escolar, também atua na busca para mapear alunos que não estão frequentando a escola. Aqui, no entanto, quem faz esse mapeamento são os professores e outros profissionais das escolas.
Eles identificam os estudantes que estão faltando ou já evadiram e entram em contato por meio de ligações telefônicas. Mas, para 2024, a expectativa é que o projeto avance e visitas nas residências dos estudantes também sejam realizadas.
Alda Dias dos Santos Rodrigues, agente de integração na Escola Mário Gurgel, afirmou que faz cerca de 20 ligações por dia para os pais dos estudantes que acumularam mais de duas faltas consecutivas.
"A gente entende que por trás de uma falta tem uma história. Então, aquele aluno que faltou não é um número, é uma pessoa que, por diversas situações, faz com que ele não esteja na escola. Antes de olhar o número, precisamos olhar a pessoa, precisamos entender o que está por trás dessa falta", comentou.
Além de fazer as ligações e o aluno retornar para a escola, Alda tem a função de procurá-lo para entender melhor os motivos da ausência. Já os estudantes que fazem parte do "Alunos Líderes" também entram em ação para acolher e readaptar os alunos que ficaram afastados.
O projeto "Agente de Integração Escolar" faz parte do Eixo Social do Programa Estado Presente e desde de 2022. Quarenta e uma escolas do Espírito Santo já foram atendidas.
Fonte: g1 ES e TV Gazeta, com informações de Leiriane Santana, aluna do 26º Curso de Residência em Jornalismo.
Foto: Reprodução/ TV Gazeta